Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Começa, sexta-feira (12), no Parque da Água Branca, a 12ª edição do Revelando São Paulo
Setembro 08, 2008

Revelando São Paulo é uma celebração na capital das tradições do interior. Pelo 12º ano consecutivo, de 12 a 21 de setembro, o Parque da Água Branca, um dos lugares mais aconchegantes de São Paulo, será dominado por delegações oriundas dos rincões do estado, com suas festas rituais, passos típicos de danças, congadas, jongos, folias de reis, impérios do divino, moçambiques, cavalarias, fandangos... um conjunto festivo que remonta ao calendário cristão dos tempos coloniais.

Música, dança, culinária e artesanato se encontram e celebram o maior evento da cultura paulista e de suas raízes. O espaço oferece 80 standes de culinária, 155 de artesanato e 400 grupos de manifestações características. Entre as apresentações, estão as Cavalgadas, Cavalhadas, Tropas de Mulas e Carros de Bois. Mais de 200 animais, entre cavalos, touros, búfalos e tropas de mulas. A comemoração da colheita fica por conta de 5 grupos de Trança Fitas. Em homenagem às raízes do Negro Brasileiro, foi programada a Noite dos Tambores, com apresentações de 10 grupos entre Batuque de Umbigada, Sambalenço, Maracatu e Afoxé. O Festival contempla também as violas representadas por 18 orquestras de violas, 50 duplas de violeiros e sanfoneiros, 14 grupos de catira, 10 grupos de Fandangos, 40 Folias de Reis, entre outros.

Revelando São Paulo é o encontro do mundo rural ancestral com a realidade urbana da megalópole do século XXI. Esta é sua missão: revelar ao homem da idade da informação - não a sobrevivência de resquícios de um modo antigo de viver e ritualizar a vida - mas a existência pujante de uma cultura bucólica, interiorana, próxima do sagrado, vivendo em simbiose com a modernidade de um país emergente.

Uma atração à parte é o festival culinário do Revelando São Paulo. Atrás das baias dos cavalos do Parque da Água Branca é montado o Rancho do Peão. Ali alguns municípios enviam seus especialistas em cozinhar no forno a lenha. Refeições, quitutes, doces e salgados, como a “queima do alho” de Barretos ou o “rojão” de Ribeirão Grande, são servidos enquanto o som de violeiros preenche o ambiente.

Organizado pela Abaçaí Cultura e Arte a pedido da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, com o apoio do Memorial da América Latina, este ano o Revelando São Paulo aumentou de tamanho. Ao todo, 200 municípios se fazem representar no festival. São 600 artesões e “culinaristas” e mais de 350 grupos de manifestações artísticas do interior paulista se apresentando no palco e na arena do Parque. As culturas vivas caipira, caiçara, piraquara e dos imigrantes pode ser conhecida das 9h ás 22h, com entrada franca.

O Revelando São Paulo reafirma, em todas as suas edições, os compromissos com a construção da cultura de Paz e o respeito à diversidade. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida - tradicionalmente reverenciada no Parque da Água Branca - chegará no Memorial da América Latina no dia 14 de setembro, às 11h, e segue em cortejo para a abertura oficial no Parque da Água Branca.

Este ano a festa conta com uma novidade, paralelo à XII Revelando São Paulo: o VI Seminário de Ações Integradas em Folclore será realizado pela primeira vez no estado de São Paulo, de 15 a 18 de setembro. O seminário tem como objetivo discutir políticas públicas que protejam o patrimônio material e imaterial da cultura brasileira. E, sendo realizado em São Paulo, mostrará ao resto do país a surpreendente riqueza do nosso folclore.

Programação:

12 de Setembro – Sexta-feira
VIII Em Torno da Mesa Paulista Tradicional
IX Rancho tropeiro – Abertura
I Noite Cigana

13 de Setembro – Sábado
II Encontro de Orquestras de Viola
VIII Festival da Amizade – Centenário da Imigração Japonesa Previsão de participação: 40 grupos das comunidades étnicas de S. Paulo.

14 de Setembro – Domingo
Cerimônia da Paz - Por uma Década de Cultura de Paz
Local: Memorial da América Latina
Início da Cerimônia Transreligiosa - O Sagrado na Metrópole – VII Festival da Amizade

15 de Setembro – Segunda-feira
Tarde das Serestas
X Encontro das manifestações Cosmopolitas

16 de Setembro – Terça-feira
Encontro de Trança- Fitas
X Encontro das manifestações Cosmopolita

17 de Setembro - Quarta-feira
IX Encontro de Violeiros
X Encontro de Sanfoneiros

18 de Setembro - Quinta-feira
XI Encontro de Catira
XI Encontro de São Gonçalo
VII Encontro de Adoradores da Santa Cruz
III Encontro de Fandango Cururu

19 de Setembro - Sexta-feira
Recomenda de Almas
Encontro de Quadrilhas
XI Encontro de São Gonçalo (Continuação)
VII Encontro de Adoradores da Santa Cruz (Continuação)
VIII Noite de São João Grande Arena - a partir de 19h00

20 de Setembro – Sábado
XVI Festival de Bonecos de Rua e Cabeções
Local: Memorial da América Latina
X Reiada (Encontro de Folias de Reis)
X Festa de Cosme e Damião
Corrida de Cavalhadas
Cortejo de Traslados
VIII Noite dos Tambores – Centenário da Umbanda

21 de Setembro – Domingo
Corrida de Cavalhadas
X Encontro de caminheiros
XI Congado Paulista
Local: Memorial da América Latina
XII Encontro de RomeirosPara mais informações acesse: www.brazilsite.com.br

Serviço:

Revelando São Paulo – XII Festival da Cultura Paulista Tradicional
De: 12 a 21 de Setembro – 9h às 21h
Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca - São Paulo

Cerimônia da Paz, Festival de Bonecões e Congado Paulista
Dias 14, 20 e 21 de setembro, a partir das 9h

VI Seminário de Ações Integradas em Folclore - Memorial da América Latina
- Dia 15 e 18, das 8h às 13h – Auditório Simón Bolívar
- Dias 15 e 17, das 8 às 16, e dias 16 e 18, das 8 às 18h – Anexo dos Congressistas
- De 15 a 18, das 8 às 18h – Sala dos Espelhos

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Memorial da América Latina (C.C.)

Comentários registrados para esta reportagem

Em 12 de Setembro de 2008 Carmela Ciano Prime escreveu: É um belo exemplo de preservação da memória paulista, e uma excelente oportunidade de oferecer lazer com cultura ao povo desta cidade bandeirante, emprendedora e hospitaleira.

Em 12 de Setembro de 2008 Mary Stella escreveu: Fiquei sabendo que os indígenas de todo o país estarão reunidos também no parque da Água Branca. até 21 aprox.

Mais Ofertas