Como é que vamos representar um mundo tridimensional em uma imagem bidimensional? Perde-se na foto, como já vimos, uma dimensão (a profundidade), que pode ser reconstruída iludindo o cérebro a perceber a imagem como tridimensional. Trabalhando apropriadamente a profundidade de campo conseguiremos este resultado.
Observe a foto abaixo: há três linhas de bonecos. A primeira linha, a mais próxima da lente da câmera, não tem nitidez: está fora de foco. Os bonecos da segunda linha, entretanto, estão nítidos, e é possível visualizar os detalhes. Já os da terceira linha estão, novamente, fora de foco.
A profundidade de campo é a região da área a fotografar que ficará nítida, desde que corretamente focalizada. Todos os elementos fora da área de nitidez, entre a lente da câmera e o fundo, ficarão, em maior ou menor grau, desfocalizados:
A profundidade de campo pode ser regulada de alguns centímetros a centenas de metros.
Mas, porque é tão importante essa tal de "profundidade de campo"
Porque este é um dos elementos essenciais para dar à foto sensação de tridimensionalidade. Desfocando, propositalmente, certas regiões da foto, você consegue induzir o cérebro do espectador a pensar que um objeto está mais distante que outro e recriar assim uma experiência multidimensional. Observe:
Não parece que o galo está saltando para fora da foto, prestes a bicar a lente da câmera ? Apesar de pecar por repetitivo, insisto: tanto o galo quanto a outra figura estão exatamente no mesmo plano. Mas seu cérebro com certeza deve pensar que a figura à direita está no fundo, atrás da figura do galo. Esse é o resultado de ter utilizado uma profundidade de campo pequena, que só permitiu focalizar a figura da mulher. E, aproveitando para repassar conceitos já vistos: o que mais chama a atenção na figura do galo? Certamente, o olho. Por quê? Se você leu os capítulos anteriores, sabe que é porque ocupa um dos pontos áureos.
Este recurso é utilizado regularmente no cinema. No próximo filme que você assista, preste atenção a cenas onde há o rosto de dois protagonistas, em planos diferentes. Quase com certeza o ator principal estará no fundo, perfeitamente focado, e seu par na frente, fora de foco. Ou ao contrário. Eis um exemplo:
Como regular a profundidade de campo
A profundidade de campo depende da abertura do diafragma, um mecanismo da lente que regula a entrada de luz na câmera. A abertura do diafragma pode variar entre fechado ao máximo (correspondente ao maior "f-stop" da câmera) até aberto ao máximo (correspondente ao menor f-stop da câmera). Os tais de "f-stop" seguem um padrão numérico universal: 5.6, 8, 11, 16, 22, etc.
Você deve estar se perguntando: "E como é que eu seleciono a profundidade de campo?". A resposta depende dos recursos tecnológicos que sua câmera disponha.
Nas lentes SLR intercambiáveis (foto abaixo) há um anel regulável onde você, girando-o à esquerda ou à direita, seleciona o número "f-stop" (ou abertura) que lhe proporcionará a profundidade de campo desejada. Os números "f-stop" são sempre apresentados em uma escala padrão: a lente da foto abaixo permite selecionar as seguintes aberturas: 3,5, 5.6, 8, 11 e 16. Quanto maior esse número, maior a profundidade de campo e, como já vimos, maior a área, em profundidade, na qual os elementos ficarão nítidos.
Se, entretanto, você possui uma câmera com lentes fixas, provavelmente não lhe seja possível ajustar manualmente a profundidade de campo, mas é bom que você saiba quais as características da câmera para poder tirar o melhor proveito das situações. Veja, por exemplo, parte das especificações técnicas de uma câmera Nikon compacta:
Versatile 2.9x (38mm-110mm) Nikon Zoom lens moves seamlessly from sweeping landscapes to tight close-ups
Lens: 6 elements in 6 groups, 38mm-110mm, f/4.5-11.9
A profundidade de campo desta câmera varia de f/4.5 a f/11.9. Isto é, você poderá fotografar pessoas ("close-ups") com uma abertura f/4.5, garantindo uma área razoável de baixa nitidez (para os elementos secundários da cena) e paisagens ("landscapes") com uma grande área de nitidez.
Vejamos um outro exemplo: a câmera Canon BF-10 tem, entre suas características:
Lens: 26mm, f/6, 3 elements in 3 groups.
Nesta câmera a profundidade de campo é fixa (f/6), e você vai ter de conviver com esta opção: sua inquietudes artísticas estarão limitadas aos recursos desta câmera.
[ Próximo Capítulo ] | [ Capítulo Anterior ] | [ Índice ] |
[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem
[ Imprima ] esta reportagem
Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo