Festa marca o encerramento das atividades do Colégio Meninópolis
Dezembro 19, 2004

A festa de encerramento das atividades do Colégio Diocesano Meninópolis, ocorrida no sábado, dia 18 de dezembro, reuniu alunos, ex-alunos, professores e funcionários. Em clima de recordação, muita gente aproveitou para pôr o papo em dia, reencontrar velhos amigos e relembrar dos tempos de escola. Quatro bandas, DJ e barracas de comes e bebes completavam a festa.

O Colégio Diocesano Meninópolis, que fecha suas portas depois de 54 anos de atividades, é considerado um ícone do bairro do Brooklin. O anúncio de seu fechamento mobilizou os moradores, principalmente aqueles que estudaram ali, a buscar mais informações sobre a situação. Uma boa parcela dos que estiverem presentes à festa de encerramento tomou ciência dela através da comunidade do Meninópolis no Orkut. Vitor Linhares Bastos, que estudou durante doze anos no colégio, diz: "Depois de formado, a gente não freqüenta a escola porque sabe que ela está lá. Com o fechamento, a coisa muda". Para o professor Carlos Henrique, que lecionou Educação Artística durante 24 anos no Meninópolis, a festa serve para encerrar a história da escola com chave de ouro. "No começo, o anúncio do fechamento foi um choque. Mas depois a coisa foi conduzida de forma a deixar saudades, e não rancor", ele afirma.

Os estudantes de turmas mais antigas, do tempo em que o colégio ainda aceitava apenas meninos, ressaltam as diferenças percebidas após muito tempo de afastamento. "Onde hoje está a quadra, havia um cinema. O padre só dava entradas para quem assistisse à missa e ficasse até o final", lembra Wladimir Auilo, formado em 1977. Ele recorda ainda dos jogos de handebol contra o Colégio Pio XII: "Os padres não deixavam a gente jogar futebol. O Pio XII vinha para cá e a gente descia a porrada neles", diz Wladimir, rindo.

O clima de saudades também esteve presente entre alunos e professores. O educador mais lembrado por todos é o professor Pierre, que lecionou química no Meninópolis. "Ele parece professor de cursinho. Dava as aulas mais legais do colégio", é a opinião dos alunos mais recentes.

Inúmeras fotografias de turmas de diversos anos da escola foram espalhadas pelas paredes. Elas se tornaram o ponto de encontro de ex-colegas, o local onde as pessoas reviam os amigos e professores.

O prédio em que o Colégio Diocesano Meninópolis está estabelecido será disponibilizado para locação. "Será dada preferência a escolas ou instituições de ensino superior", diz o padre Valdeci Toledo, diretor do colégio. Os estudantes receberam indicações para se matricularem em outros colégios católicos da região, mas, segundo o diretor, estão livres para escolher onde querem estudar.

Fotos do evento.

Para ampliar qualquer uma das fotos, clique na miniatura correspondente.
Se deseja salvar a foto no seu computador, após abrir a foto, clique o botão direito do mouse sobre a foto original e selecione a opção Salvar do menu que será apresentado.

Leia também: Colégio Diocesano Meninópolis encerra suas atividades no final de 2004

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo