nomeEspetaculo: Albano Afonso: Fora De Registro emailResponsavelDivulgacao: info@casatriangulo.com idLocal: 781 [! Casa Triângulo ] recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap recomendacaoEtaria: [IGNORADO]ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Jap dataEstreia: [IGNORADO] (430) ALBANO AFONSO [1964, São Paulo, Brasil. vive e trabalha em São Paulo, Brasil]. Exposições individuais selecionadas: Em Estado de Suspensão, curadoria de David Barro, Appleton Square, Lisboa, Portugal [2023]; ASA (Atelie Sandra Cinto e Albano Afonso), Galeria Fernando Pradilla, Madri, Espanha [2022]; Vivir nun Mundo Abstracto, Igrexa da Universidade e DIDAC, Santiago de Compostela, Espanha [2019]; Vivir nun Mundo Abstracto, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2018]; In a State of Suspension, Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Japão [2017]; Em Estado de Suspenção, curadoria de Cauê Alves, Museu Brasileiro de Escultura, MuBE, São Paulo, Brasil [2016]; Self Portrait as Light, 21C Museum, Cincinnati, EUA [2015]; Self Portrait as Light, curadoria de Alice Gray Stites e Steven Matjico, Contemporary Arts Center, Cincinnati, EUA [2015]; Anatomia da Luz, curadoria de Cauê Alves, Oi Futuro, Rio de Janeiro, Brasil [2014]; Amor fati, curadoria de Josué Mattos, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, Brasil [2014]; Anatomia da Luz, Invaliden1 Galerie, Berlim, Alemanha [2013]; Cristalização da Paisagem, Bodson Gallery, Bruchelas, Bélgica [2012]; O Jardim: faço, nele, a volta do infinito, parte 02: a noite, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil [2010]. Exposições coletivas selecionadas: O Cio da Terra, o Ócio da Terra, curadoria de Josué Mattos, Fundación Pablo Altchugarry, Miami, EUA [2023]; 15 anos de MACE: aqui somos rede, Biblioteca Municipal de Elvas, Elvas, Portugal [2022]; Bienal´21 Fotografia do Porto: o que acontece com o mundo acontece conosco, Ocupa Galeria e Quase Galeria, Porto, Portugal [2021]; To some Extent, Georg Kargl Gallery, Viena, Áustria [2020]; New Realities, curadoria de Gustavo Urruty, Fernelmont Contemporary Art Festival, Fernelmont, Bélgica [2019]; Pois eu é um outro: obras da coleção Norlinda e José Lima, curadoria de Miguel Armado, Centro de Artes de Águeda, Águeda, Portugal [2018]; Fernelmont Contemporary Art Festival 2018, curadoria de Gustavo Urruty, Fernelmont Contemporary Art Festival, Fernelmont, Bélgica [2018]; Money Laundering, curadoria de Rodolfo Andaur, SixtyEight Art Institute, Copenhagem, Dinamarca [2017]; Século XXI: a era dos artistas, curadoria de Katia Canton, curadoria de Katia Canton, Museu de Arte Contemporânea - USP, São Paulo, Brasil [2017]; Contemporary Brazilian Art from the Museum of Modern Art, curadoria de Dr. Vanessa K. Davidson e Cauê Alves, Phoenix Art Museum, Phoenix, EUA [2017]; Code, Osnova Gallery, Moscou, Rússia [2017]; Os Muitos e o Um: arte contemporânea na Coleção de Andrea e José Olympio Pereira, curadoria de Robert Storr, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil [2016]; Em Polvorosa: um panorama das coleções MAM Rio, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil [2016]; Albano Afonso / Sandra Cinto, Musashino Art University Gallery, FAL, Tóquio, Japão [2015]; 10º Bienal do Mercosul - Mensagens de Uma Nova América, curadoria de Gaudêncio Fidelis, Porto Alegre, Brasil [2015]; Coleção Itaú de Fotografia Brasileira, curadoria de Eder Chiodetto, Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura, Fortaleza, Brasil [2014]; I Bienal Internacional de Fotografia do MASP, curadoria de Ricardo Resende, Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP), São Paulo, Brasil [2013]; 7SP: sete artistas de São Paulo, curadoria de Rejane Cintão ,CAB Art Center, Bruchelas, Bélgica [2012]; This is Brazil! 1990-2012, curadoria de David Barro, PALEXCO, A Coruña, Espanha [2012]; Construção e Descontrução da Arte Brasileira (anos 90-dias de hoje), Palais des Beaux-Arts, Bruchelas, Bélgica [2011]; Cómo nos mira, Centro Galego de Arte Contemporánea de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanha [2011]; 29º Bienal de São Paulo, Pavilhão da Bienal, São Paulo, Brasil [2010]. Coleções públicas: 21c Museum Foundation's, Louisville, Kentucky, EUA; CAB, Art Center, Bruchelas, Bélgica; Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Inhotim - Centro de Arte Contemporânea, Brumadinho, Brasil; Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil; Pinacoteca da Cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil; Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil; University of Essex Collection of Latin American Art, Inglaterra; Fundação ARCO - Centro Galego de Arte Contemporânea, Santiago de Compostela, Espanha; Fundación Pedro Barrié de la Maza - Vigo, Espanha; Coleção BES, Lisboa, Portugal, entre outras. dataEstreia: TERÇA A SEXTA DAS 10H ÀS 19H . SÁBADO DAS 10H ÀS 17H sinopse: A inédita série fotográfica de Albano Afonso, apresentada em Fora de Registro, é criada por meio de estratégias técnicas e poéticas que findam por criar uma espécie de abalo sísmico na ilusão de estarmos vendo a coisa fotografada e não simplesmente uma imagem impressa numa superfície. A ideia da fotografia como uma janela que magicamente nos desloca do nosso tempo-espaço é refutada nessa proposta metalinguística que o artista propõe. Sobrepondo imagens distintas feitas numa sequência, o artista as rearranja de modo que a representação do referente fique “fora de registro”, termo utilizado no jargão das gráficas, quando as lâminas das matrizes cromáticas que formam a imagem não estão alinhadas e geram um efeito borrado. Outras estratégias são utilizadas para criar diferentes perturbações nessas fotografias, que findam por desacomodá-las do intuito de mimetizar o que a câmera teria registrado passivamente. Ao submeter as imagens a esse processo, Albano Afonso parece nos dizer, emulando René Magritte: - Isso não é um buquê de flores, é uma fotografia. Ao nos impedir o devaneio, a ilusão que a mimese fotográfica proporciona, o artista descarna o jogo especular do sistema de representação para nos deixar ali, diante dessas fotografias que propositalmente falham no seu projeto de serem uma miragem. Uma falha pode ser também o disparador de uma contemplação. Se não é mais o buquê de flores, a obra de arte ou uma constelação, as esfinges que me seduzem nessas imagens, o que me mantém então conectado a elas? Albano nos leva a olhar fotografias como se elas fossem… quase fotografias. Destituídas do jogo mimético ilusório, de sua potência de miragem que nos conduz a tempos e espaços pretéritos, essas fotografias não pretendem nos conduzir para um lugar que está além delas. Não se trata mais de um suporte, tampouco de um passaporte. A contemplação agora se dá na materialidade da própria cópia fotográfica, que em Fora de Registro, talvez deva ser absorvida como imagens com um desejo irrefreável de serem um evento escultórico. O que resta diante de nós, após as estratégias criadas pelo artista, não é mais a promessa fabular da fotografia, mas sua estrutura; o nosso centro de especulação não está mais em algum lugar além dela, mas é ela própria. Fora de Registro marca o retorno triunfal de Albano Afonso às entranhas do fotográfico, em seu abnegado projeto de especular acerca do universo das imagens técnicas e seus efeitos na nossa percepção. Em sua trajetória, o artista já investigou o binômio imagem-imaginação por vários aspectos: a projeção, o movimento, a gênese que forma a imagem, o brilho que revela e cega, etc. Agora o artista investe, apaixonadamente, na possibilidade de contemplarmos a linguagem bruta, o fotográfico num estado de suspensão e de auto-análise sobre o seu lugar num mundo dominado por algoritmos assertivos que nos desnorteiam a ponto de realidades e fábulas se sobreporem para o bem e para o mal, sem deixar vestígios por onde possamos entender de onde e porque surgem diante de nós. --END;