id: 45214 idLocal: 850 local: Praça das Artes urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/repertoriodasmaos/ nomeEspetaculo: Repertório das Mãos nomeOriginal: Repertório das Mãos dataEvento: 20240207 dataAte: 20240207 horario: 07/02/202 às 14h às 17h e 18h30 às 21h30 duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Encontros semanais de introdução ao mundo têxtil para investigar através das linhas, retalhos, desenhos e agulhas, nossos mundos interiores. O processo criativo aborda exercícios de desenho, tecelagem manual, estamparia, bordado em talagarça e colagem têxtil. Colocaremos em prática a criatividade experimentando fios, cores e texturas em diferentes superfícies. Como resultado desses encontros, os trabalhos realizados são organizados numa exposição. O Ateliê Vivo é um coletivo artístico transdisciplinar independente de práticas manuais têxteis e vestuário que desenvolve ações desde 2015. Ateliê Vivo incentiva a pesquisa e a partilha de experiências para que seja possível a criação de outros modos de vida coletivos, a partir da autonomia do fazer manual. Com Ateliê Vivo AGENDA Retornará em 2024: a partir de 7/2. Às quartas-feiras, das 14h às 17h e das 18h30 às 21h30. COMO PARTICIPAR O participante é livre para escolher em qual data prefere participar, pois os encontros são independentes. Vagas: 25 Oferecemos todo o material necessário para os encontros Classificação indicativa livre Participação gratuita e sem necessidade de inscrição Programa sujeito a alteração Patrocínio --END; id: 51368 idLocal: 850 local: Praça das Artes urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/camerata_ladislauholstetchaikovsky/ nomeEspetaculo: Camerata da Orquestra Experimental de Repertório – Ladislau, Holst e Tchaikovsky nomeOriginal: Camerata da Orquestra Experimental de Repertório – Ladislau, Holst e Tchaikovsky dataEvento: 20240224 dataAte: 20240224 horario: 24/02/202 às 17h duracao: aproximada 60 minutos recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Guilherme Rocha rege a Orquestra Experimental de Repertório (OER) em composições de Renan Ladislau, Gustav Holst e Piotr Ilyich Tchaikovsky, nesta apresentação com participação da soprano Renata de Souza. Camerata ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO Guilherme Rocha, regência Renata de Souza, soprano Programa RENAN LADISLAU Cárie (8?) GUSTAV HOLST Suite Saint Paul (12?) PIOTR ILYICH TCHAIKOVSKY Souvenir de Florence (38?) Duração aproximada 60 minutos Classificação indicativa livre para todos os públicos Ingressos gratuitos ? Retirar no site a partir de 21/2, às 12h. Limite de 2 ingressos por pessoa. Antes de participar deste concerto, consulte a classificação indicativa e recomendações disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui). Programa sujeito a alteração --END; id: 51867 idLocal: 850 local: Praça das Artes urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/sambadesexta_sambadedandara_yayamassemba/ nomeEspetaculo: Samba de Sexta – Samba de Dandara convida Yayá Massemba nomeOriginal: Samba de Sexta – Samba de Dandara convida Yayá Massemba dataEvento: 20240308 dataAte: 20240308 horario: 08/03/202 às 19h duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Samba de Sexta traz, mensalmente, os principais grupos da cidade de São Paulo para uma animada roda de samba na Praça das Artes, com entrada gratuita. Na primeira apresentação de 2024, em comemoração ao dia internacional da Mulher, esta roda especial recebe o Samba de Dandara que convida Yayá Massemba. Sobre Samba de Dandara Desde 2012, é um samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes, às guerreiras do samba e propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino no samba e na sociedade. A concepção de Samba de Dandara carrega o peso e a inspiração de Dandara, mulher negra, guerreira e referência histórica na luta contra a escravização. Carregar esta marca significa enaltecer e promover a resistência feminina e negra sob a forma de uma representação musical que passeia por ritmos afro-brasileiros, sobretudo o samba em suas diversas vertentes ? ijexás, afoxés, pontos de candomblé e umbanda. Sobre Yayá Massemba Surgiu em 2018, na Chapada Diamantina (BA), formada por musicistas que buscam dar visibilidade à produção criativa de mulheres como cantoras, instrumentistas e compositoras, bem como promover encontros entre diferentes gerações do samba à exemplo das Mestras Aurinda do Prato, Bete de Arembepe e Drª Dalva Damiana, principais referências para a criação do projeto De umbigo a umbigo. A proposta deste projeto tem como destaque o samba de roda, seja nas composições autorais, que buscam homenagear e valorizar as Mestras nos corridos do samba de roda transmitidos por elas, que também revelam-se compositoras, e até mesmo no encontro com elas em cena. ?Yaya? significa mãe em Yorubá e ?Massemba?, plural de semba, do Kimbundu, umbigada. A umbigada é alimento, onde tudo começa, é casa, é mãe, é legado. O legado é a essência deste projeto. Está na valorização de mulheres, no referenciamento à cultura afro-brasileira, na ancestralidade e na natureza. Samba de Dandara convida Yayá Massemba Daniele Abelin, apresentação Duração 180 minutos Classificação livre para todos os públicos Entrada livre e gratuita Antes de participar desta apresentação, conheça os protocolos recomendados e consulte a classificação indicativa disponível no Manual do Espectador (acesse aqui). Programação sujeita a alteração. --END; id: 50068 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/madamabutterfly/ nomeEspetaculo: Ópera Madama Butterfly, de Giacomo Puccini nomeOriginal: Ópera Madama Butterfly, de Giacomo Puccini dataEvento: 20240315 dataAte: 20240315 horario: 15/03/202 às 20h duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Esta montagem de Madama Butterfly ressalta o declínio social e o empobrecimento que ocorrem na vida de Cio-cio-san, para dar visibilidade aos aspectos socioculturais que provocam o crescente sofrimento da protagonista e o desfecho trágico da história, bem como o machismo que ela sofre de ambas as culturas – a japonesa e a americana – e o racismo explícito de Pinkerton, para quem o casamento nada mais é do que um simulacro. O marinheiro americano anuncia que vai se casar com uma ?real esposa americana?. Butterfly não é considerada humana o suficiente para ter o respeito e o amor de sua família e de Pinkerton e, portanto, é abusada repetidamente. Outro aspecto explorado nesta proposta cênica é chamado de ?a tragédia anunciada?. Desde o início do primeiro ato, o público compreende a situação de risco em que se encontra Butterfly, a quem ela mesma subjuga deliberadamente, não apenas casando-se com Pinkerton, mas convertendo-se ao cristianismo e assumindo cegamente que o casamento é real e que ela é amada e respeitada por ele. Butterfly acaba soterrada pela ignorância de todos aqueles que lhe eram próximos, exceto a fiel e muito humana Suzuki. Madama Butterfly Ópera em três atos de Giacomo Puccini com libreto de Luigi Illica. ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL CORAL PAULISTANO Roberto Minczuk, direção musical e regência (dias 15, 16, 17, 19 e 20) Alessandro Sangiorgi, regência (dias 22 e 23) Livia Sabag, direção cênica Maíra Ferreira, regente titular do Coral Paulistano Nicolàs Boni, cenografia Caetano Vilela, iluminação Sofia Di Nunzio, figurino Matías Otálora, vídeo Mercedes Marmorek, assistente de direção cênica Teatro Colón (Buenos Aires/AR), cenografia, figurinos e adereços Dias 15, 17, 20 e 23 Carmen Giannattasio, Cio-Cio-San / Madama Butterfly Celso Albelo, Pinkerton Ana Lucia Benedetti, Suzuki Douglas Hahn, Sharpless Dias 16, 19 e 22 Eiko Senda, Cio-Cio San / Madama Butterfly Enrique Bravo, Pinkerton Juliana Taino, Suzuki Michel de Souza, Sharpless todas as datas Elaine Martorano, Kate Pinkerton Jean William, Goro Carlos Eduardo Santos, Príncipe Yamadori Andrey Mira, Bonzo Márcio Marangon, Yakuside Leonardo Pace, Comissário imperial Sebastião Teixeira, Notário Magda Painno, Mãe de Cio-Cio-San Caroline De Comi, Prima de Cio-Cio-San Graziela Sanchez, Tia de Cio-Cio-San Duração aproximada 170 minutos (com intervalo) Classificação indicativa – Não recomendado para menores de 12 anos Ingresso de R$12,00 a R$165,00 (inteira) Patrocínio Para assistir a este espetáculo recomendamos seguir os protocolos estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui). Programação sujeita a alteração. --END; id: 50537 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/ressurreicao/ nomeEspetaculo: Ressurreição nomeOriginal: Ressurreição dataEvento: 20240329 dataAte: 20240329 horario: 29/03/202 às 20h duracao: aproximada 80  minutos (com intervalo) recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Ambicioso e visionário, Mahler dizia que suas sinfonias deveriam abarcar o mundo, e esta é um abraço vibrante e cheio de otimismo: a grandiosa e arrebatadora Segunda Sinfonia, também conhecida como Ressurreição. ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL CORO LÍRICO MUNICIPAL CORAL PAULISTANO  Roberto Minczuk, regência Marly Montoni, soprano Carolina Faria,  mezzo-soprano Programa GUSTAV MAHLER Sinfonia nº 2 (80?) Duração aproximada 80  minutos (com intervalo) Classificação livre para todos os públicos Ingressos de R$12,00 a R$66,00 (inteira) Antes de participar deste concerto, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui). Programa sujeito a alteração --END; id: 52492 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/carwitheneshostakovich/ nomeEspetaculo: Carwithen e Shostakovich nomeOriginal: Carwithen e Shostakovich dataEvento: 20240331 dataAte: 20240331 horario: 31/03/202 às 11h duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: DMITRY SHOSTAKOVICH Sinfonia nº 5 (50?) Duração aproximada 60 minutos Classificação indicativa livre para todos os públicos Ingresso de R$12,00 a R$33,00 (inteira) Antes de participar deste concerto, consulte a classificação indicativa e recomendações disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui). Programa sujeito a alteração --END; id: 50538 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/lanochedelosmayas/ nomeEspetaculo: La Noche de los Mayas nomeOriginal: La Noche de los Mayas dataEvento: 20240405 dataAte: 20240405 horario: 05/04/202 às 20h duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Uma comemoração dos 80 anos da compositora cubana Tania León e da carioca Marisa Rezende, ao lado de dois grandes autores latino-americanos do século XX, o argentino Alberto Ginastera e o mexicano Silvestre Revueltas. ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL Natalia Salinas, regência Erica Ribeiro, piano Programa TANIA LEÓN Alegre (3?) Batá (5?) Editora Boosey & Hawkes ALBERTO GINASTERA Concerto para Piano nº1 (25?) Editora Boosey & Hawkes Intervalo (20?) MARISA REZENDE Fragmentos (8?) SILVESTRE REVUELTAS La Noche de los Mayas (30′) Editora Boosey & Hawkes Duração aproximada 95 minutos (com intervalo) Classificação livre para todos os públicos Ingressos de R$12,00 a R$66,00 (inteira) Antes de participar deste concerto, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui). Programa sujeito a alteração --END;