id: 53757 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/theatrodeportasabertas_mar_abr/ nomeEspetaculo: Theatro de Portas Abertas nomeOriginal: Theatro de Portas Abertas dataEvento: dataAte: horario: duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: --END; id: 53697 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/baledacidade_turneeuropa/ nomeEspetaculo: Balé da Cidade – Turnê Europa nomeOriginal: Balé da Cidade – Turnê Europa dataEvento: 20240310 dataAte: 20240310 horario: 10/03/202 às 17h duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Coreografias a serem apresentadas: Adastra Adastra para mim é uma filosofia de vida, um ponto de reflexão, como o percurso a seguir para encontrar a estrela que cada um carrega dentro de si, em definitivo, qual é a energia que nos levará à boa estrela. O caminho é uma luta pessoal para ser o que sempre se sonhou, um sonho impossível, como o de poder alcançar as estrelas. Há um mérito para chegar ao centro de Adastra porque quanto mais adversidades você encontra, mais experiência trará para a sua curta vida. Adastra do latim: ?Per aspera ad astra? ou ?Através do esforço, triunfo?. ? Cayetano Soto Cayetano Soto, coreografia, desenho de luz e figurino Ezio Bosso, música Mikiko Arai, assistente de coreografia Madalena Machado, confecção de figurino Carolina Franco e Roberta Botta, ensaiadoras Transe O termo transe vem do latim transire e significa ?ir para além de?. Segundo Fernando Portela Câmera: ?Transe é um estado modificado de consciência em que esta interioriza-se, manifestando vivências habitualmente reprimidas na vigília?. As características psíquicas deste estado resultam em fortes alterações no corpo induzindo à excepcional formação de imagens, sugestionabilidade aumentada, literalismo, ausência de dor, alucinações, teatralismo, empatia e etc. O transe pode ser visto como endêmico à condição humana, mas alguns animais também usam de propósito, substâncias disponíveis na natureza ? que alteram a percepção ? e os deixam em um estado fora de si. Em Transe, para o Balé da Cidade, somos levados a uma jornada híbrida, homem versus animal, ambientada numa atmosfera apocalíptica, celebrando a vida num possível mundo pós-pandêmico. Nos perguntamos: seria possível um mundo utópico, onde pudéssemos festejar a vida apenas através da dança e da música, numa espécie de festa sem fim? Devaneios. Pulsação. Vibração. Movimento. Transe é uma utopia metaforizada em uma fábula inventada. Um ritual futurístico de êxtase coletivo; um mergulho sensorial mais próximo da dimensão do sensível do que do intelectual. ? Clébio Oliveira Clébio Oliveira, concepção e coreografia Matresanch, música original Mirella Brandi, desenho de luz João Pimenta, figurino Carolina Franco e Roberta Botta, ensaiadoras Fôlego  Em Fôlego, Rafaela Sahyoun se debruça na urgência de criar literalmente pulso. A eletricidade nos corpos emergentes das atualizações presentes no espaço, da resistência de tempos sombrios à ação de transformação coletiva. Numa dramaturgia de força propulsora e sensorial, contágio & negociação de desejos. Fôlego evoca o erotismo de estar vivo. Rafaela Sahyoun, concepção e coreografia Joaquim Tomé, produção musical The Field, trilha sonora 10/3 – Fribourg, Suíça | Théâtre Equilibre 12/3 – Morges, Suíça | Théâtre Beausobre 15 e 16/3 – Ludwigshafen, Alemanha | Der Pfalzbau 19/3 – Saarlouis, Alemanha | Theater am Ring 22/3 – Friedrichshafen, Alemanha | Graf-Zeppelin-Haus 24/3 – Lugano, Suíça | LAC Lugano Arte e Cultura 26 e 27/3 – Winterthur, Suíça | Theater Winterthur Saiba mais informações e confira os ingressos no site de cada instituição que ocorrem as apresentações. Programação sujeita a alteração. --END; id: 50068 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/madamabutterfly/ nomeEspetaculo: Ópera Madama Butterfly, de Giacomo Puccini nomeOriginal: Ópera Madama Butterfly, de Giacomo Puccini dataEvento: 20240315 dataAte: 20240315 horario: 15/03/202 às 20h duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Esta montagem de Madama Butterfly ressalta o declínio social e o empobrecimento que ocorrem na vida de Cio-cio-san, para dar visibilidade aos aspectos socioculturais que provocam o crescente sofrimento da protagonista e o desfecho trágico da história, bem como o machismo que ela sofre de ambas as culturas – a japonesa e a americana – e o racismo explícito de Pinkerton, para quem o casamento nada mais é do que um simulacro. O marinheiro americano anuncia que vai se casar com uma ?real esposa americana?. Butterfly não é considerada humana o suficiente para ter o respeito e o amor de sua família e de Pinkerton e, portanto, é abusada repetidamente. Outro aspecto explorado nesta proposta cênica é chamado de ?a tragédia anunciada?. Desde o início do primeiro ato, o público compreende a situação de risco em que se encontra Butterfly, a quem ela mesma subjuga deliberadamente, não apenas casando-se com Pinkerton, mas convertendo-se ao cristianismo e assumindo cegamente que o casamento é real e que ela é amada e respeitada por ele. Butterfly acaba soterrada pela ignorância de todos aqueles que lhe eram próximos, exceto a fiel e muito humana Suzuki. Madama Butterfly Ópera em três atos de Giacomo Puccini com libreto de Luigi Illica. ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL CORAL PAULISTANO Roberto Minczuk, direção musical e regência (dias 15, 16, 17, 19 e 20) Alessandro Sangiorgi, regência (dias 22 e 23) Livia Sabag, direção cênica Maíra Ferreira, regente titular do Coral Paulistano Nicolàs Boni, cenografia Caetano Vilela, iluminação Sofia Di Nunzio, figurino Matías Otálora, vídeo Tiça Camargo, visagismo Mercedes Marmorek, assistente de direção cênica Teatro Colón (Buenos Aires/AR), cenografia, figurinos e adereços Dias 15, 17, 20 e 23 Carmen Giannattasio, Cio-Cio-San / Madama Butterfly Celso Albelo, Pinkerton Ana Lucia Benedetti, Suzuki Douglas Hahn, Sharpless Dias 16, 19 e 22 Eiko Senda, Cio-Cio San / Madama Butterfly Enrique Bravo, Pinkerton Juliana Taino, Suzuki Michel de Souza, Sharpless todas as datas Elaine Martorano, Kate Pinkerton Jean William, Goro Carlos Eduardo Santos, Príncipe Yamadori Andrey Mira, Bonzo Márcio Marangon, Yakuside Leonardo Pace, Comissário imperial Sebastião Teixeira, Notário Magda Painno, Mãe de Cio-Cio-San Caroline De Comi, Prima de Cio-Cio-San Graziela Sanchez, Tia de Cio-Cio-San Elenco de apoio Chico Neto, Cristiano Belarmino, Flávio Karpinscki, Leila Bass, Mayumi Honda e Rodolfo Ruscheinsky Duração aproximada 170 minutos (com intervalo) Classificação indicativa – Não recomendado para menores de 12 anos Ingresso de R$12,00 a R$165,00 (inteira) Acessibilidade: as apresentações dos dias 16, 17 e 23 de março terão acessibilidade em audiodescrição e libras. Para assistir a este espetáculo recomendamos seguir os protocolos estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui). Programação sujeita a alteração. Apoio internacional Apoio Patrocínio As récitas dos dias 17 e 23/3 são patrocinadas por A récita do dia 16/3 é patrocinada por --END; id: 52491 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/quartetodacidadenomuseucatavento/ nomeEspetaculo: Quarteto da Cidade apresenta Suítes Brasileiras no Museu Catavento nomeOriginal: Quarteto da Cidade apresenta Suítes Brasileiras no Museu Catavento dataEvento: dataAte: horario: duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: --END; id: 52492 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/carwitheneshostakovich/ nomeEspetaculo: Carwithen e Shostakovich nomeOriginal: Carwithen e Shostakovich dataEvento: 20240331 dataAte: 20240331 horario: 31/03/202 às 11h duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: DMITRY SHOSTAKOVICH Sinfonia nº 5 (50?) Duração aproximada 60 minutos Classificação indicativa livre para todos os públicos Ingresso de R$12,00 a R$33,00 (inteira) Antes de participar deste concerto, consulte a classificação indicativa e recomendações disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui). Programa sujeito a alteração --END; id: 50552 idLocal: 850 local: Praça das Artes urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/grandesquintetos_bacewicz/ nomeEspetaculo: Grandes Quintetos u2013 Bacewicz nomeOriginal: Grandes Quintetos u2013 Bacewicz dataEvento: 20240404 dataAte: 20240404 horario: 04/04/202 às 20h duracao: aproximada 60 minutos recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Um mergulho no universo sonoro da polonesa Grazyna Bacewicz, virtuose do violino que estudou em Paris e foi uma das vozes mais originais da música no século XX. Karin Fernandes é uma das pianistas brasileiras mais prolíficas em gravações, com um repertório vasto que dá especial atenção à música contemporânea e às compositoras e aos compositores do Brasil. QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO Betina Stegmann e Nelson Rios, violinos Marcelo Jaffé, viola Rafael Cesario, violoncelo Karin Fernandes, piano Programa GRAZYNA BACEWICZ Quarteto nº 4 (25?) Quinteto nº 1 (35?) Duração aproximada 60 minutos Classificação livre para todos os públicos Ingresso R$33,00 (inteira) Antes de participar deste concerto, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui). Programa sujeito a alteração --END; id: 53187 idLocal: 850 local: Praça das Artes urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/sambadesexta_comunidadesambadomariazelia/ nomeEspetaculo: Samba de Sexta u2013 Comunidade Samba do Maria Zélia nomeOriginal: Samba de Sexta u2013 Comunidade Samba do Maria Zélia dataEvento: 20240405 dataAte: 20240405 horario: 05/04/202 às 19h duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Desde 2007, Comunidade Samba do Maria Zélia se apresenta mensalmente dentro do condomínio da Vila Maria Zélia, no bairro do Belenzinho, com intuito de levar música e lazer para toda a comunidade. Com um repertório que passeia desde os sambas clássicos até composições contemporâneas, o grupo busca exaltar a velha guarda da escola do samba, os baluartes do samba paulista e os grandes compositores e cantores brasileiros. Samba de Sexta apresenta Comunidade Samba do Maria Zélia Daniele Abelin, apresentação Duração 180 minutos Classificação livre para todos os públicos Entrada livre e gratuita Antes de participar desta apresentação, conheça os protocolos recomendados e consulte a classificação indicativa disponível no Manual do Espectador (acesse aqui). Programação sujeita a alteração. --END; id: 50539 idLocal: 850 local: Praça das Artes urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/aventurasmodernas/ nomeEspetaculo: Aventuras Modernas nomeOriginal: Aventuras Modernas dataEvento: 20240412 dataAte: 20240412 horario: 12/04/202 às 20h duracao: aproximada 60 minutos (com intervalo) recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: A compositora norte-americana Joan Tower dialoga com a obra de seu compatriota Aaron Copland, enquanto o vibrante Carnaval dos Animais, de Saint-Saëns, aparece ao lado de sua conterrânea Germaine Tailleferre. Formada em clarinete, Fabricia Mikaela vem despontando também como maestra, e atua como regente assistente da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.  ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL Fabrícia Medeiros, regência Camila Barrientos, clarinete Programa AARON COPLAND Fanfare for the Common Man (3′) JOAN TOWER Fanfares for the Uncommon Woman (25?) Wise Music Classical ? Representante exclusivo Barry Editorial (www.barryeditorial.com.ar) AARON COPLAND Concerto para Clarinete (15′) Editora Boosey & Hawkes GERMAINE TAILLEFERRE Petite Suite pour Petit Orchestre (7?) Gérard Billaudot Éditeur S.A.S. CAMILLE SAINT-SAËNS O Carnaval dos Animais (20′) Duração aproximada 60 minutos (com intervalo) Classificação livre para todos os públicos Ingresso R$33,00 (inteira) Antes de participar deste concerto, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui). Programa sujeito a alteração --END; id: 53195 idLocal: 850 local: Praça das Artes urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/trioelisafukuda/ nomeEspetaculo: Trio Elisa Fukuda nomeOriginal: Trio Elisa Fukuda dataEvento: 20240426 dataAte: 20240426 horario: 26/04/202 às 20h duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: O trio, que leva o nome da Professora Elisa Fukuda, é formada por ela, a pianista Michiko Tashiro e o violoncelista Moisés Ferreira, que é músico da Orquestra Sinfônica Municipal.  Projeto contemplado por meio do Chamamento Artístico Interno do Complexo Theatro Municipal de São Paulo TRIO ELISA FUKUDA Elisa Fukuda, violino Moisés Ferreira, violoncelo Michiko Tashiro Licciardi, piano Programa BED?ICH SMETANA Trio em Sol menor (29?) ANTONÍN DVORÁK Dumky trio (33?) Duração aproximada 60 minutos Classificação indicativa livre para todos os públicos Ingressos R$33,00 (inteira) Antes de participar deste concerto, consulte a classificação indicativa e recomendações disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui). Programa sujeito a alteração --END; id: 50069 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/carmen/ nomeEspetaculo: Ópera Carmen, de Georges Bizet nomeOriginal: Ópera Carmen, de Georges Bizet dataEvento: 20240503 dataAte: 20240503 horario: 03/05/202 às 20h duracao: aproximada 180 minutos (com intervalo) recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: ?Se você não me ama, eu te amo. Se eu te amo, tenha cuidado.? Mais uma vez, a vida e paixão de Carmen tomarão o palco do Theatro Municipal de São Paulo. Composta por Georges Bizet, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy baseado numa novela de Prosper Mérimée, Carmen é uma das cinco óperas mais montadas no mundo. Com trechos icônicos, este libreto se passa numa Sevilha imaginada e musicada por Bizet através de sonoridades inspiradas na música cigana e espanhola. A história original se desenvolve em torno da cigana Carmen, que trabalha em uma fábrica de tabaco em Sevilha, na Espanha. Conhecida por seduzir homens, a cigana envolve o soldado Don José e o convence a desertar de seu posto militar para segui-la. Dois mundos opostos, uma paixão violenta e o feminicídio mais famoso da história da ópera. Na versão que será apresentada no Theatro em 2024, o diretor cênico Jorge Takla propõe um novo ambiente para a trama – um atelier de alta costura, com suas disputas internas, glamour e uma miríade de personagens do disputado mundo da moda. Assim como em sua versão original,seguindo a tradição da opéra-comique, os diálogos serão falados em francês. Takla tem 45 anos de carreira marcados por espetáculos de alta qualidade e refinamento. Encenou mais de cem espetáculos de ópera, teatro e teatro musical. Carmen Ópera em quatro atos de Georges Bizet com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy. ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL CORO LÍRICO MUNICIPAL CORO INFANTO JUVENIL DA ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA DE SÃO PAULO Roberto Minczuk, direção musical e regência  Jorge Takla, direção cênica Ronaldo Zero, direção associada Nicolás Boni, cenografia dias 3, 5, 8 e 11 Annalisa Stroppa, Carmen Angelo Villari, Don José Camila Provenzale, Micaela Fabián Veloz, Escamillo Dias 4, 7 e 10 Lilia Istratii, Carmen Giovanni Tristacci, Don José Marly Montoni, Micaela Bongani Justice Kubh, Escamillo Todas as datas Raquel Paulin, Frasquita Andreia Souza, Mercedes Jean William, Remendado Johnny França, Dancaire A ser anunciado, Morales A ser anunciado, Zuniga Demais solistas a serem anunciados Duração aproximada 180 minutos (com intervalo) Classificação indicativa a ser anunciada Ingresso de R$12,00 a R$165,00 (inteira) Patrocínio   Para assistir a este espetáculo recomendamos seguir os protocolos estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui). Programação sujeita a alteração --END;