Fotografando crianças
por Jorge Marmion
Editor do portal Sampa Online

As crianças, devido a sua espontaneidade, oferecem a possibilidade de registros memoráveis. Captar o momento exato, entretanto, é um exercício de paciência.

Use, preferivelmente, teleobjetivas, que permitem fotografar a uma distância suficiente para não atrair a atenção do sujeito. Captar, em um só clique, um momento memorável é uma façanha. Focalize o sujeito (cuidado que ao usar aberturas muito grandes a perda de foco é freqüente) e não desgrude o olho do visor. Tente antecipar os movimentos da criança. Preste atenção a sons que possam atrair a atenção da criança e desviar seu olhar. Clique freneticamente, toda vez que achar que a situação merece ser registrada. Você vai "queimar" filme adoidado, mas quanto mais fotos, maior a probabilidade que ao menos uma saia boa. Eis uma, de um lote de mais de vinte fotos, que particularmente gosto muito:

Evite

Evite, ao fotografar crianças (vale também para animais), o enfoque "olha eu grandalhão fotografando você pequenininho". Olha que foto ruim:

Além de centralizar o sujeito, criando grandes regiões sem interesse, o ângulo escolhido para fotografar torna o sujeito insignificante. Parece até que se o observador desse um passo à frente fosse esmagar a criança. Compare esta foto com a foto abaixo:

Dá para perceber que neste registro há uma dignidade que falta na foto anterior? O fato dos olhos do sujeito estarem no mesmo plano do olho do observador coloca ambos em um mesmo plano, tornando o sujeito digno, na mesma altura do observador.

[ Próximo Capítulo ] [ Capítulo Anterior ] [ Índice ]

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo