Criando movimento em suas fotos
por Jorge Marmion
Editor do portal Sampa Online

A foto é registro bi-dimensional estático de um instante do tempo. É possível registrar movimento em uma foto? Não; a foto sempre será estática, mas você pode influir no movimento do olho humano ao apreciar a foto, guiando-o na sua apreciação do registro, e criar assim uma ilusão de movimento que tornará sua foto bem mais atraente.

Esta ilusão pode ser criada tanto em retratos quanto em paisagens.

Observe a foto abaixo à esquerda. A posição da cabeça do sujeito em um dos Pontos Áureos desvia imediatamente a atenção a esse ponto. O fundo, apesar de confuso, aparece totalmente fora de foco, devido à grande abertura utilizada. Mas apesar do registro estático do garoto, a água dá movimento à foto. Note que é quase impossível observar só o garoto. Após os instantes iniciais de observação, o  olhar é "convidado" a percorrer outras regiões da foto. As pequenas ondas no mar criam a primeira ilusão de movimento, e a curva percorrida pelas gotas d'água faz o olhar se movimentar, de esquerda à direita (o movimento nasce no Ponto Áureo). Atingimos, assim, nosso objetivo.

Observe outro exemplo: a posição do sujeito, que contrasta drasticamente com a posição dos espectadores ao fundo, já cria um rompimento visual, criando uma linha guia invisível para induzir o movimento do olhar.

Quando o assunto é paisagem, você deve procurar elementos que criem esta ilusão visual. Podem ser elementos naturais ou artificiais. Observe:

Nem é necessário dizer qual é o elemento que contribui ao movimento. Observe o contraste da dinâmica do segmento do meio com a estática dos segmentos superior e inferior, que contribui a realçar ainda mais o efeito.

Nem sempre é possível, nem desejável, dar "movimento" à foto. Observe o registro abaixo:

Mais estático, impossível. Entretanto, a grandiosidade do monumento já sugere um registro estático, e a abordagem é correta.

[ Capítulo Anterior ] [ Índice ]

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo