Quando o assunto principal é você (ou algum outro sujeito), e a foto retrata uma pose (isto é, o sujeito sabe que está sendo fotografado), há duas abordagens diferentes, que merecem tratamento diferenciado.
Olha eu em / na / no ...
Você quer obter -para inveja dos seus amigos- uma prova convincente de sua presença em determinado local. Convença-se: você é assunto secundário. Ocupe um dos segmentos laterais do Retângulo Áureo e preencha os restantes com detalhes do local onde você se encontra. Use o maior "f-stop possível" (f11 ou acima).
Mas, onde situar o sujeito? À esquerda ou à direita? Depende da situação. Observe a foto abaixo: o sujeito foi posicionado à esquerda, já que as linhas de perspectiva insinuam profundidade à direita. Se colocado à direita, o sujeito seria bem menos notado, e afinal das contas você quer mesmo é aparecer, não é mesmo?
Lembre: reserve ao sujeito um dos segmentos áureos
Evite ... !
Fuja da tentação de colocar o(s) sujeito(s) no meio da foto! Observe a sensação de imobilidade na foto abaixo:
Nem recortando a foto se obtém um registro agradável:
Olha eu
Quando o assunto é "Olha eu" (ou "Olha meu filho/neto/sobrinho, etc") o único elemento de destaque é o sujeito, que geralmente deve ocupar a maior área possível da foto (se retratado em "close up", que é o registro ideal nesta situação). Enquadre horizontal ou verticalmente, dependendo da situação, para atingir esta recomendação. Utilize o menor "f-stop" possível para que que os quaisquer elementos secundários fiquem fora da área de focalização, e não perturbem o assunto principal.
Se o sujeito está em movimento, deixe espaço para que o movimento apareça na foto. Observe o registro abaixo:
Neste registro a profundidade de campo foi minimizada. Observe que, fora o sujeito, todo o resto aparece difuso (inclusive a ponta da vara). A atenção do espectador é desviada, imediatamente, ao sujeito (até porque ocupa um segmento áureo), que se destaca de todos os outros elementos.
[ Próximo Capítulo ] | [ Capítulo Anterior ] | [ Índice ] |
[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem
[ Imprima ] esta reportagem
Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo