Velocidade do obturador
por Jorge Marmion
Editor do portal Sampa Online

Como é efetuado o registro fotográfico? O princípio, seja em câmeras 35mm ou digitais, é similar.

O registro fotográfico ocorre ao sensibilizar um elemento (o filme, ou o CCD, em câmeras digitais), com a luz da cena a fotografar. Até o momento de você apertar o disparador, a película sensível está coberta por uma cortina, fabricada com um material opaco que impede a passagem da luz.

Ao você clicar, a cortina se abre por alguns instantes, permitindo a entrada de luz através da lente, pelo diaframga (o "buraco" no centro da foto abaixo) o que ocasiona a sensibilização da película (que, para efeitos ilustrativos, foi removida da câmera para obtenção destas imagens)..

Quanto tempo esta cortina fica aberta? Depende da velocidade de disparo que você selecionou. A forma de seleção varia de câmera para câmera; pode ser um anel, com indicação das velocidades disponíveis, que você gira em sentido horário ou anti-horário (foto abaixo)

ou qualquer outro mecanismo, mecânico ou eletrônico.

As velocidades disponíveis variam de câmera para câmera. Algumas permitem uma velocidade de até 1/4000s, o que permite "congelar" qualquer imagem em movimento (um esportista, por exemplo). A menor velocidade em qualquer câmera é a posição "B", na qual a cortina permanece aberta tanto tempo quanto o fotógrafo quiser.

A quantidade de luz que sensibiliza o filme depende, como já vimos, da abertura do diafragma (isto é, do f-stop selecionado).

[ Próximo Capítulo ] [ Capítulo Anterior ] [ Índice ]

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo