O índice ASA (ou ISO, como é internacionalmente conhecido) mede a sensibilidade do filme à luz. Quanto maior o índice ASA, mais sensível à luz é o filme. Quanto mais sensível o filme, menor a quantidade de luz que você precisa para registrar uma cena.
Quando há iluminação natural adequada (cenas à luz de um dia ensolarado) um filme com ASA 100 é adequado para o usuário amador. Para dias nublados, um ASA 200 é recomendado. Para registros com baixa iluminação (um show noturno, por exemplo) recomenda-se, no mínimo, um ASA 400.
Em câmera 35mm mais antigas o índice ASA tem de ser manualmente regulado, através de um anel apropriado:
A maioria das câmeras modernas ajustam automaticamente o índice ASA ao você carregar o filme.
Lembre: quanto maior o índice ASA menor a resolução da foto.
Um registro com ASA 50 fica extremamente nítido, mas para obtê-lo você vai precisar muita luz (exemplo: cena na praia em um dia com sol, sem nuvens). Mas você poderá mandar fazer uma ampliação bastante grande sem perder a nitidez.
Um registro em ASA 800 permite fotografar um show noturno sem utilização de flash, obtendo efeitos mais naturais e agradáveis que se você utiliza-se um flash. Veja um exemplo:
Entretanto, ao ampliar a foto, aparecerá um efeito "granulado", que se bem em alguns casos é interessante, geralmente subtrai pontos do resultado final.
Lembre: Quanto maior o índice ASA, menor a luz que você precisa, maior a velocidade que você poderá usar mas menor a resolução da foto.
[ Próximo Capítulo ] | [ Capítulo Anterior ] | [ Índice ] |
[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem
[ Imprima ] esta reportagem
Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo